Configurando um agente de sondagem

Use esta caixa de diálogo para configurar um agente de sondagem do WhatsUp Gold. Para obter informações adicionais sobre a sondagem do WhatsUp Gold, consulte Visão Geral do Mecanismo de Sondagem do WhatsUp Gold.

Insira as informações apropriadas:

<Importante>: verifique se pelo menos um agente de sondagem está configurado para balanceamento de carga local em todos os momentos para garantir que todos os dispositivos estejam sendo sondados.

<Importante:> se você estiver restringindo o acesso SNMP a determinados endereços IP na sua rede, e seus agentes de sondagem estiverem participando do balanceamento de carga, será necessário adicionar todos os endereços de IP dos agentes de sondagem à lista de endereços IP aceitos. Isso é necessário para garantir que pelo menos um agente de sondagem tenha acesso aos seus dispositivos SNMP sondados a qualquer momento. Se um agente de sondagem não estiver participando do balanceamento de carga, mas estiver configurado para sondar uma sub-rede específica, os dispositivos nessa sub-rede deverão ser atualizados para permitirem solicitações SNMP provenientes do agente de sondagem associado.

Note: após a instalação de um agente de sondagem em uma máquina remota, você pode modificar o nome de usuário e a senha desse agente no Gerenciador de Credenciais do Windows, acessível no Painel de Controle do Windows. Certifique-se de fazer logon nessa máquina com as mesmas credenciais usadas durante a instalação do agente de sondagem. Você também pode executar o programa de instalação do agente de sondagem da máquina remota (instalação de reparo) no sistema do agente de sondagem de destino para alterar o nome de usuário e a senha.

Guia Dispositivos

Use a guia Dispositivos para selecionar o(s) dispositivo(s) que você deseja aplicar ao agente de sondagem.

Para aplicar um dispositivo a um agente de sondagem:

  1. Clique em Adicionar. A caixa de diálogo Selecionar um Dispositivo é exibida.
  2. Selecione um único dispositivo, vários dispositivos ou um grupo de dispositivos na lista e clique em OK. O(s) dispositivo(s) aparecem na guia Dispositivos.

    <Observação:> ao adicionar vários dispositivos ou um grupo de dispositivos, você deve adicionar menos de 500 dispositivos ao mesmo tempo.

  3. Clique em OK para salvar as alterações.

    <Observação:> para remover um dispositivo de um agente de sondagem, selecione um dispositivo na lista e clique em Remover.

Guia Sub-redes

Para aplicar uma sub-rede a um agente de sondagem:

  1. Clique em Adicionar. A caixa de diálogo Adicionar Sub-rede aparece.
  2. Insira o endereço de sub-rede na caixa Endereço no formato x.x.x.x/xx e clique em OK. As sub-redes aparecem na guia Sub-redes.

    <Observação:> comprimentos e máscaras de prefixos são equivalentes. Um comprimento de prefixo indica quantos bits do endereço IP da sub-rede formam o prefixo de sub-rede, ou o número de bits das máscaras que estão definidos como 1. Por exemplo, a sub-rede 192.168.3.0 255.255.255.0 tem um prefixo de 192.168.3. Sua máscara, 255.255.255.0, consiste de 24 bits definidos como 1 e 8 bits definidos como 0. Seu comprimento de prefixo é 24, que é muitas vezes escrito como 192.168.3.0/24.

    <Observação:> a sub-rede inserida deve incluir dispositivos que foram descobertos através do Console de Descoberta do WhatsUp Gold.

  3. (Opcional) Clique em Testar para verificar a conexão com os dispositivos na faixa de endereços IP.
  4. Clique em OK para salvar as alterações.

    <Observação:> para remover uma sub-rede de um agente de sondagem, selecione uma sub-rede na lista e clique em Remover.

Consulte Também

Usando a Biblioteca de Configurações de Sondagem

Adicionando uma sub-rede